Minas Gerais

Minas Gerais
Raffaella Bortolotto - A Gazeta da Casa, Ano IV, Junho de 2011


 
Minas Gerais é o maior estado da região sudeste do Brasil e o segundo mais populoso, com quase 20 milhões de habitantes. A área metropolitana da capital, Belo Horizonte, concebida para substituir Ouro Preto ao final do século XIX, reúne uns cinco milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do estado. Do ponto de vista geográfico, Minas fica num planalto cuja altitude varia de 100 a 1500 metros e tem um clima Tropical e Tropical de Altitude.

Os mineiros são um povo orgulhoso da sua história e que tem como lema a liberdade: Libertas Quae Sera Tamen (liberdade ainda que tardia). O seu é hoje um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, com uma sólida base industrial e uma agricultura vária e produtiva.

Ouro Preto
Além de possuir o terceiro maior Produto Interno Bruto do país, superado somente pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Minas Gerais tem um patrimônio histórico muito rico: Ouro Preto, erguida durante o ciclo de ouro no século XVIII, declarada pela Unesco Patrimonio Cultural da Humanidade, é só uma das cidades coloniais espalhadas por todo o estado.
Além disso, lá nasceram grandes personalidades da literatura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, João Guimarães Rosa e Fernando Sabino. A cultura mineira é o resultado de uma mistura de tradições dos povos indígenas, africanos e o colonizador portugês. Portanto, arte, culinária e folclore têm marcas características de cada um deles. Isso pode-se apreciar nas tradicionais festas juninas, no festejo da Folia de Reis e na festa do Divino, o congado e a cavalhada.


Pão de queijo
Na cozinha mineira, além do típico pão de queijo, o viajante pode degustar pratos como o Tatu com lombo de porco; o Frango ao molho pardo com angu de fubá; a Vaca atolada; o Feijoão tropeiro com torresmo, linguiça e couve. O doce de leite, a goiabada e a ambrosia completam o cardápio na seção da sobremesa.