Raffaella Bortolotto - A Gazeta da Casa, Ano VI, Dezembro de 2013
Em um lindo dia ensolarado do passado mês de setembro, visitamos a Exposição Múltiplo Leminski no Ecomuseu de Itaipu (PR), onde pudemos apreciar textos datilografados, cadernos, colagens, objetos e fotos do artista paranaense.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIvPmxQFA9jzAFICW_n2WDzjShTZys8O-1CWmGz0TNQjtFcyi6NHAI2dp0RKo6DUmgDotJLbr_ToZq2UeE2NDplUblDa0pM78G34Aioj2I2HuZDt_Da9q19Z5lIUflbSpuTKvrSjKn_NQ/s320/IMG_20131027_001121.jpg)
colaborar com o suplemento Folhetim do jornal Folha de São Paulo e com a revista Veja. Paulo Leminski foi também um estudioso da língua e cultura japonesas. Sua obra influenciou os movimentos poéticos dos últimos vinte anos. Em 1955, seu livro Metamorfose foi o ganhador do Prêmio Jabuti de Poesia.
Artista multifacetado e prolífico, simples e complexo ao mesmo tempo, Leminski exercitou diferentes gêneros e estilos literários e empregou múltiplas linguagens para produzir uma estética transgressiva e vanguardista. Ele expressou a rebeldia de uma geração que marcou profundamente a cultura brasileira e as aspirações do povo pela liberdade, a democracia e a justíça social, tema de grande atualidade no país.
![]() |
Paulo Leminski |
Nenhum comentário:
Postar um comentário