22 de março de 2013

Décio Pignatari

A poesia concreta de Décio Pignatari
Raffaella Bortolotto - A Gazeta da Casa, Ano V, Março de 2013
 

Considerado uma das inteligências mais incisivas que o Brasil já teve e uma das vozes mais singulares da literatura brasileira do século XX,  Pignatari foi poeta, ensaísta, romancista, dramaturgo, tradutor e professor.
 
Nascido em Jundiaí, interior paulista, em 1927, filho de imigrantes italianos, Décio publica seus primeiros poemas em 1949 na Revista Brasileira de Poesia. Em 1950 lança seu livro estreia, Carrossel.
 
Forma-se em Direito, e na década dos anos 50 funda, junto com os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, a revista Noigandres, considerada a máxima expressão mundial do Concretismo, movimento vanguardista surgido em 1953, inicialmente na música, depois na poesia e, por fim, nas artes plásticas, que defendia a racionalidade e rejeitava o Expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. Nas obras surgidas no movimento, sua intenção era acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.
 
Em 1965 Pignatari publica o livro Teoria da Poesia Concreta. Além da produção crítica e literária, faz pesquisas na área de semiótica. Como teórico da comunicação, ele também contribui com a fundação da Associação Brasileira de Semiótica, sendo professor da matéria.
 
Sua obra poética está reunida em Poesia Pois é Poesia (1977).
 
Décio foi embora na manhã do domingo 2 de dezembro do ano passado aos 85 anos de idade, em São Paulo.
 
 
Décio Pignatari


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário