26 de julho de 2011

Raduan Nassar

A Lavoura fértil de Raduan Nassar
 Raffaella Bortolotto - A Gazeta da Casa, Ano III, Dezembro de 2010

 
"Conversar é muito importante, meu filho, toda palavra, sim , é uma semente." É a messagem que nos transmite  Lavoura Arcaica, o romance estreia de Raduan Nassar. O

livro é uma dessas descobertas que a gente pode fazer só de mão dada com alguém que sabe para onde nos levar. “Uma revelação dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa”, segundo o crítico literário brasileiro Alfredo Bosi.
 
 
Narrado em primeira pessoa, é o conto de André, um rapaz que se rebela contra as tradições agrárias e patriarcais, e foge para a cidade à procura da sua identidade (“Eu posso ser o profeta da minha própria história.”). No entanto, ele acaba numa pensão medíocre de um vilarejo, onde é encontrado pelo irmão mais velho, Pedro, que tinha sido mandado pela mãe a buscá-lo a fim de reconstruir a unidade familiar. Ali, André começa a lhe contar os motivos da sua fuga e do conflito contra os valores paternos (“Nessa casa, tudo é impregnado da palavra do pai.”), fiados na doutrina cristã: o tempo, a paciência, a família, a terra. De volta para a fazenda, André é recebido pelo pai numa longa conversa que, ao invés de resolver o conflito, evidencia essa distância insuperável entre gerações. Daí que a história pode ser lida também como uma versão invertida da parábola do filho pródigo.

O modo elíptico de o narrador contar, a falta de pontos continuativos não há parágrafos, cada capítulo é narrado num só período , o conteúdo em si iam me deixando quase sem fôlego e ao mesmo tempo com vontade de continuar lendo. Adorei o lirismo, a elegância da prosa, a minúcia na escolha das palavras, a competência linguística do autor. É a história na história, onde o não dito é quase mais importante do que o narrado. Pessoalmente, concordo com a crítica, trata-se de uma verdadeira obra-prima.

O livro virou filme em 2001, com o mesmo título, por obra de Luiz Fernando Carvalho. O diretor transpôs para a tela quase o texto inteiro: o resultado são cenas longas, conversas que na verdade são extensos monólogos, citações textuais. No filme, a palavra torna-se imagem, a narração falada, ação visual.

Alguns críticos cinematográficos falam que o filme é uma poesia de imagens e palavras e a ótima técnica fotográfica de Walter Carvalho transforma cada cena numa pintura. E é mesmo.



Raduan Nassar

 
Filho de imigrantes sírio-libaneses, Raduan Nassar nasceu em Pindorama, cidade do interior do estado de São Paulo, em 27 de novembro de 1935. Ele estreou na literatura com Lavoura Arcaica em 1975; após três anos publicou a novela Um Copo de Cólera, que fora escrita em 1970, e em 1997 um livro de contos dos anos 60 e 70, Menina a Caminho. Em 1984, infelizmente, ele deixou o universo das letras órfão da sua produção para voltar ao mundo agrário e se dedicar à criação de aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário